Áreas de Atuação

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO

Por cuidar de todo o sistema de produção, essa engenharia é a base do sistema produtivo, fazendo seu planejamento, controle, otimização e manutenção. Para isso utiliza-se de conhecimentos como gestão de sistemas de produção e operações, gestão de manutenção e projeto de arranjo físico.


Aplicação da Engenharia de Operações e Processos da Produção


Uma empresa localizada em Mossoró-RN, que fabrica doces enlatados, que variam entre sabor caju, goiaba e banana. A Engenharia de Operações se faz necessariamente presente dentro do processo produtivos dos doces por que:

1) É preciso definir o melhor layout e o tipo de processo produtivo da fábrica, que no caso é contínuo, para que as máquinas e matéria-prima (bananas, goiabas, cajus, açúcar, ...) sejam alocadas de modo a otimizar o processo;
2) Definir a periodicidade de compras dessas matérias-primas de maneira a atender a demanda, lembrando que se trata de insumos perecíveis;
3) Gerir a manutenção do maquinário e instalações da fábrica para que não ocorra falha no processo produtivo como alteração no sabor do doce por contaminação ou erro na pesagem do doce por falta de calibração das balanças. 


LOGÍSTICA

Logística consiste na área da produção que se responsabiliza pelo transporte, abastecimento, movimentação, armazenagem e controle dos produtos e/ou serviços desde o seu ponto de origem até o seu destino final. Para isso são utilizadas técnicas de gestão de suprimentos, gestão de estoques, projetos e análise de sistemas logísticos, de forma que a disponibilidade do produto/serviço se dê com custo reduzido e com as exigências dos consumidores satisfeitas.


Aplicação Prática da Logística


Tomando como exemplo um complexo empresarial, localizado em Mossoró-RN, que é focado em diversas áreas de atividades da cadeia do café e matinais. Nessa organização trabalha com o beneficiamento com café em grão cru, industrialização e comercialização de café torrado e moído, solúveis e achocolatado, cappuccinos, bem como exportação de café em grão cru e café torrado e moído. A logística pode ser visualizada dentro dessa empresa utilizando questões como: 

1) ARMAZENAMENTO: a quantidade de matéria-prima e produtos devem ser cuidadosamente calculados de modo a evitar excessiva estocagem, impedindo assim perdas de material, como também evitar sua insuficiência, garantindo a disponibilidade do produto de acordo com a demanda;
2) TRANSPORTE: o café, ou suco, ou achocolatado deve estar disponível para o cliente aonde ele desejar;
3) TEMPO: os produtos devem estar no local e hora que o cliente desejar, tendo para isso que cumprir prazos rígidos;
4) QUALIDADE: os produtos devem estar de acordo com a qualidade desejada (correto e cuidadoso manuseio, considerando a questão da validade);



PESQUISA OPERACIONAL


Não está limitada à análise de operações, pois devido ao seu caráter multidisciplinar, atinge as mais diversas áreas abordando conceitos de economia e gestão empresarial. No caso da Engenharia de Produção, a Pesquisa Operacional é uma essencial ferramenta para tomada de decisões, e para isso aplica conceitos de modelagem, simulação e operação, programação matemática, análise de demanda e inteligência computacional.

Aplicação da Pesquisa Operacional

A Petrobras/SA é uma empresa de energia reconhecida nacionalmente e internacionalmente, e em seu processo produtivo é constante e necessariamente utilizada a pesquisa operacional. Um exemplo é o uso da modelagem e a programação matemática para simular o quanto de óleo, ou água ou gás, vão ser produzidos em determinado tempo; o uso da análise de demanda para prever o quanto de “petróleo” será necessário para atender aos consumidores; e a inteligência computacional entra como ferramenta para controle e inspeção dos poços.

ENGENHARIA DA QUALIDADE

A Engenharia da Qualidade é responsável pelo planejamento, controle e melhoria do sistema de gestão da qualidade. Para isso utiliza de diversas ferramentas da qualidade, como coleta de dados e cálculos estatísticos, visando, por meio de um conjunto de normas e procedimentos que a organização deve cumprir, produzir bens e/ou serviços que satisfaçam as necessidades e expectativas de seus clientes. A gestão da qualidade envolve todos os setores da organização e tem como principais focos o atendimento aos requisitos do cliente e a melhoria contínua

Aplicação da Engenharia da Qualidade

A qualidade de bens materiais é julgada pelo consumidor com base no produto já acabado, no caso do serviço, o consumidor é capaz de avaliar tal critério não apenas com base no resultado, mas avaliando também o processo produtivo enquanto o consome. 
Uma aplicação da Engenharia de Qualidade poder ser visualizada através do uso sistemático do ciclo PDCA (plan, do, check, act). Tomando como exemplo o hotel turístico, localizado na cidade de Mossoró-RN. Se seu dono quer aumentar a capacidade de sua hospedagem em 20%, de modo que não afete negativamente a qualidade do serviço, ele precisa aplicar o cilco PDCA, que se dá da seguinte maneira:
Plan (planejar): é necessário planejar a quantidade de funcionários a mais que o hotel deve contratar (cozinheiros, recepcionistas, arrumadeiras, ...), planejar a quantidade de comida e material de higiene pessoal que serão necessários para atender ao novo número de consumidores e esquematizar a alocação de seus veículos no estacionamento do hotel.
Do (fazer): contratar os funcionários, comprar a comida, comprar o material de limpeza, abrir vagas no estacionamento se preciso.
Check (checar): verificar se os funcionários, a comida, o material de higiene pessoal e as vagas de estacionamento estão suficientes para atender satisfatoriamente os clientes.
Act (agir): seguir com a execução do plano se o mesmo tiver atingindo o objetivo para o qual foi designado ou, se a qualidade tiver sido afetada negativamente, criar outra forma de aumentar a capacidade da hospedagem em 20%.

ENGENHARIA DO PRODUTO

Tem seu foco voltado para a gestão, desenvolvimento, planejamento e projeto do produto. Nessa área são utilizados um conjunto de ferramentas envolvidas nas atividades estratégicas para a tomada de decisão em se tratando do lançamento de um produto até sua retirada do mercado.

Aplicação da Engenharia do Produto

Uma empresa que tem sua produção voltada para o beneficiamento da castanha. A Engenharia de Produto é aplicada nessa organização através de ferramentas como a gestão do desenvolvimento da castanha, escolha do melhor processo produtivo da castanha, planejamento estratégico para que essa castanha seja diferenciada das demais castanhas produzidas na região, e com isso diminuir o poder da concorrência, aumentar a demanda e conseqüentemente, os lucros.

ENGENHARIA ORGANIZACIONAL

Conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, envolvendo planejamento estratégico e operacional. Essa engenharia responsabiliza-se pela adequação contínua da forma como a empresa se estrutura de acordo com as mudanças do mercado onde atua, para isso atualiza suas competências, através da utilização de sistemas de informação, aplicação de novas tecnologias, otimização dos processos e treinamento dos seus operadores, delegação de responsabilidades.

Aplicação da Engenharia Organizacional

Uma companhia, cuja diretoria é constituída apenas por membros da família dona da empresa, pretende abrir seu capital para investimentos. Para tornar a empresa mais atrativa para os investidores, o engenheiro de produção sugere que a forma como a empresa é gerida seja alterada, através da capacitação dos membros da atual diretoria ou contratação de pessoal especializado.

ENGENHARIA ECONÔMICA

É o ramo da engenharia de produção responsável por analisar informações da empresa e do mercado com a finalidade de orientar o que deve ser feito com os recursos da mesma, a fim de se obter uma diminuição significativa de riscos financeiros. Utilizando conceitos de matemática financeira e conhecimentos de economia, o engenheiro de produção substitui o “achismo” e intuição por opiniões com embasamento científico para tomar decisões complexas como quais investimentos são rentáveis ou não, quais produtos gerarão mais lucros ou prejuízos, até decisões mais simples como avaliar se é melhor efetuar um pagamento à vista ou financiado.

Aplicação da Engenharia Econômica

Uma empresa que produz uma diversidade de produtos de uma mesma linha (como por exemplo, descafeinados, leite desnatado, sucos e achocolatados) quer reduzir seus custos, pode aplicar conceitos de engenharia econômica através da análise de custos da produção de cada um dos tipos de produto. O engenheiro de produção analisa o risco da retirada de determinado produto do processo produtivo da empresa e a rentabilidade da especialização dos outros que permaneceram. Tomando como base esses conceitos, esse profissional decide qual desses produtos pode ser retirado da linha de produção a fim de diminuir o custo geral da organização.

ENGENHARIA DO TRABALHO

É o conjunto de conhecimentos de diversas áreas como engenharia de métodos, organização, processos e medicina do trabalho, cujo objetivo é a melhoria das interações entre o homem e os demais elementos do processo produtivo afim de que se estabeleça o bem-estar humano e aperfeiçoe o desempenho do sistema como um todo, preocupando-se tanto com o físico quanto o mental dos trabalhadores.

Aplicação da Engenharia do Trabalho

Uma aplicação bem clara e notória dessa área da Produção é a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nas obras de construção civil. Outra aplicação são as campanhas de consciência social que são implantadas nas empresas, como por exemplo, campanha sobre direção defensiva em uma empresa de transportes.

ENGENHARIA DE SUSTENTABILIDADE

Como um sistema aberto, uma empresa interage com o meio externo na qual ela está inserida. E dessa relação, é provável que algumas ações da organização, principalmente durante o processo produtivo, afetem de maneira negativa a sociedade. Nesse contexto torna-se fundamental que o engenheiro de produção atente para a sustentabilidade, ética e responsabilidade social, preocupando-se com todos os impactos causados pelas ações da empresa, a fim de que sejam minimizados efeitos negativos, tais como desemprego, poluição ambiental, exploração excessiva de recursos naturais, más condições de trabalho, entre outros fatores que se tornam tão importantes quanto a produtividade, lucratividade e competitividade.

Aplicação de Engenharia da Sustentabilidade

Qualquer fábrica que emite poluentes precisa ter em seu quadro de funcionários um profissional que se responsabilize pela limitação dos impactos causados no ambiente no qual a empresa está inserida. O engenheiro de produção entra como cooperador da empresa definindo as ações que devem ser tomadas para evitar que a mesma pague multas ou indenizações pelo excesso da imissão de poluentes.

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Trata-se de um universo de inclusão da educação superior em engenharia e suas áreas afins, a partir de uma abordagem sistêmica englobando a formação de pessoas, organização didático pedagógica e metodologias de aprendizagem. No caso da Engenharia de Produção, esse universo constará de: estudo da formação de Eng. de Produção; desenvolvimento e aplicação da pesquisa e de extensão em Eng. de Produção; estudo da ética e da prática profissional em eng. de Produção; e gestão e avaliação de sistemas educacionais de cursos de eng. de Produção.

Aplicação da Educação em Engenharia de Produção

A Educação em Engenharia de Produção pode ser facilmente visualizada em qualquer universidade que tenha em seu conjunto de cursos, um curso de graduação em Engenharia de Produção. Para se ter um curso de boa qualidade, é preciso estudar a formação do quadro de professores, avaliar os métodos educacionais para o ensino e aprendizagem dos alunos, aplicar cursos de aprimoramento da atividade docente e avaliar os sistemas educacionais do curso de engenharia de Produção.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Eagle Belt Buckles