Pesquisa Operacional

Na 2ª Guerra Mundial, a Pesquisa Operacional surgiu para resolver problemas de natureza logística,  de natureza tática e  de estratégia militar. Com o fim do conflito, houve a transferência do conhecimento adquirido para a área civil.

DEFINIÇÃO
Pesquisa Operacional é uma abordagem matemática/científica para a tomada de decisões. Existem vários sub-tópicos na pesquisa operacional: Programação Matemática, Modelos Estocásticos, Análise de Demanda, Processos Decisórios entre outros.

PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA
Na Programação Matemática são representadas alternativas ou escolhas de um problema como variáveis de decisão e existem a procura por valores dessas variáveis de decisão que minimizam ou maximizam funções dessas variáveis, chamadas funções objetivos, sujeito a restrições sobre os possíveis valores dessas variáveis de decisão. Programação Linear e Fluxo de Redes são exemplos de Programação Matemática.

  • Programação Linear: na PL busca-se a distribuição eficiente de recursos limitados para atender um determinado objetivo, em geral, maximizando lucros ou minimizando custos.
  • Fluxo de Redes: os modelos de programação em redes têm sido utilizados com sucesso em diversos programas como fluxos em rede ou grafo, exemplos: problema de caminho mínimo, problema de caminho máximo.
MODELOS ESTOCÁSTICOS
Modelo matemático cujas variáveis respondem a uma distribuição específica. Tais modelos não oferecem soluções únicas, mas apresentam uma distribuição de soluções associadas a uma probabilidade, segundo uma determinada distribuição de probabilidades. Teoria do jogos e Teoria das filas são exemplos de Modelos Estocásticos pois trabalham com distribuição de probabilidades.

  • Teoria dos Jogos: A teoria dos jogos é uma teoria matemática criada para se modelar fenômenos que podem ser observados quando dois ou mais "agentes de decisão" interagem entre si.
  • Teoria das Filas: é um ramo da probabilidade que estuda a formação de filas, através de análise matemáticas precisas e propriedade mensuráveis das filas.
PREVISÃO DA DEMANDA
São estimativas de como vai se comportar o mercado demandante no futuro, ou seja, o potencial de compra que o mercado tem em relação aos bens e serviços ofertados por uma organização. Lembrando que demanda é a disposição dos clientes a consumirem bens e serviços ofertados por uma organização.

PROCESSOS DECISÓRIOS
Com sistemas de análise e apoio à decisão garante-se mais eficiência e eficácia e consegue-se assim ir ao en-contro da otimização dos payoffs ganhando pró-atividade em vez de reatividade de uma forma transversal.

MODELAGEM
Modelo é uma representação das relações dos componentes de um sistema, sendo considerada como uma abstração, no sentido em que tende a se aproximar do verdadeiro comportamento do sistema. Lembrando que um sistema é um agrupamento de partes que operam juntas, visando um objetivo comum.

Aplicações


O artigo propõe uma metodologia para incorporar os efeitos do racionamento de 2001-2002 nas previsões da demanda por energia elétrica para as três principais classes de consumo (residencial, comercial e industrial) do Nordeste brasileiro. Para modelar a recuperação da demanda por energia, no período pós-racionamento, foi adotada a hipótese de que o consumo converge para a sua tendência de longo prazo.



Foi feito um estudo de Planejamento Estratégico e de Teoria das Filas para dar suporte para a gestão de serviços bancários. Foram analisa-dos dois grandes bancos: Bradesco e Itaú.
Inicialmente foram analisadas as características da demanda desses bancos e como essa demanda iria se comportar num futuro próximo. Depois com os conhecimentos de teoria das filas aliada a ferramentas estatísticas foram elaborados modelos.
Esses modelos mostravam características de atendimento, caracterís-ticas de ATMs, etc
O banco que mais se aproximou as características do modelo propos-to foi o Bradesco.



As relações entre empresas transmissoras de energia e consumidores podem ser estudadas por teoria dos jogos.
No artigo são apresentados vários métodos de tarifas de transmissão de energia, entre as quais a que usamos no Brasil. Depois é apresen-tada a metodologia proposta: Aumann-Shapley. Nessa metologia de cobrança são aplicados conceitos de teoria de jogos cooperativos.
No final, conclui-se que através do esquema Aumman-Shapley conse-gue-se fazer uma análise mais consistente e imparcial dos custos por uso da rede de cada usuário.

Referências

BATALHA, Introdução à Engenharia de Produção.
MORAES, Introdução a Pesquisa Operacional.
LACHTERMACHER, G. Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões: modelagem em Excel. São Paulo: Campus, 2006.
Site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (http://www.agritempo.gov.br/modules.php?name=Encyclopedia&op=content&tid=133). Acessado em 31/10/2011.
SARTINI, GARVUGIO, BORTOLOSSI, SANTOS e BARRETO; Uma Introdução à Teoria dos Jogos.
SUN TZU, A arte da guerra.
FLOOD e DRESHER, “Dilema do Prisioneiro”, 1950.
Wikipedia.org (“pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_filas”). Acessado em 31/10/2011.
Planejamento e Controle da Produção. CORRÊA, 2010.
HILLIER, Pesquisa Operacional, 2005.
CHWIFT e MEDINA, Modelagem e simulação de eventos discretos, Chwif e Medina, 2006.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Eagle Belt Buckles