Engenharia Econômica

A Engenharia Econômica é a área da Engenharia de Produção que através da matemática financeira fornece ferramentas para a tomada de decisão baseada nas análises de custos, investimentos e riscos, sempre respeitando o valor do dinheiro no tempo.
Segundo a APEBRO, “engenharia econômica é a área da Eng. Produção responsável pela formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar alternativas para a tomada de decisão, consistindo em um conjunto de técnicas matemáticas que simplificam a comparação econômica.” E esta dividida em: Gestão Econômica, Gestão de Custos, Gestão de Investimentos, Gestão de Riscos.

·         Gestão Econômica
De acordo com Fernandes e Sell (2008, p.2) no artigo Aplicação do modelo de apuração de resultado sob a ótica da gestão econômica à micro e pequena indústria de panificação: um estudo de caso.
 Gestão Econômica significa administração por resultado. O objetivo da gestão econômica é a melhoria da produtividade e da eficiência operacional, sendo inteiramente voltado para a eficácia empresarial, cuja concretização se verifica pela otimização do resultado Econômica.

·         Gestão de Custos
De acordo com Padoveze (2006,p.4) “Podemos então definir genericamente custos como sendo a mensuração econômica dos recursos (produtos, serviços e direitos) adquiridos para a obtenção e a venda dos produtos e serviços da empresa.”
A Gestão de Custos está envolvida em todas as etapas do processo produtivo. Os esforços dos gestores de custos sempre estarão voltados para minimização destes, para que o produto possa ser efetuado nos limites dos custos previstos e adentre o mercado em uma posição competitiva.
·         Gestão de Investimentos
“Considera-se investimento a situação na qual ocorre inversão de capital de alguma forma, podendo ser em um projeto novo, na compra de uma empresa existente etc., buscando com isso criação de valor, ou seja, recuperação do valor investido (principal), mais uma rentabilidade do investimento (taxa de juros), em determinado prazo” (MOTTA, 2002)
A atividade de gerir investimentos está intimamente relacionada com as análises de custos e de riscos. Em linhas gerais, o gestor de deve selecionar aqueles investimentos mais preferíveis para sua organização.
·         Gestão de Riscos
“Gerência de Riscos é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos                      humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível.”

Disponível em:< http://www.isegnet.com.br.>. Acesso em: 10 nov. 2011.


Aplicações


OBJETIVO
Através do estudo da atividade da indústria da panificação, contribuir para que o gestor de pequenas indústrias tenha não só as informações geradas pela contabilidade, mas também, através da controladoria, tenha a modelagem para a correta mensuração da riqueza decorrente de suas operações.
METODOLOGIA
O resultado é apurado segundo os conceitos da Gestão Econômica, considerando os preços a valor de mercado e a realização de receita no momento da ocorrência de cada evento. Para cálculo da quantidade de matéria-prima utilizada na produção mensal de cada produto, a empresa utiliza o método do padeiro.

RESULTADOS ALCANÇADOS
O modelo é consistente quanto à apuração do resultado econômico:
  1. Permitindo a otimização de cada produto;
  1. Se considerado como um sistema de apuração de resultados, induz os gestores as melhores decisões para a busca da eficiência empresarial;
  1. Segundo os fundamentos da Gestão Econômica, o modelo proporciona ao gestor condições de decidir dentre as várias alternativas disponíveis, aquela que for mais favorável no momento;
  1. Os benefícios gerados pelo modelo, permitem maior consistência e confiabilidade das informações, maior controle, transparência e envolvimento dos gestores, promovendo a monitoração eficaz dos processos de gestão e minimização dos riscos.

Referências
ABEPRO (2011). <http://www.abepro.org.br>. Acesso em: 10/11/11.

BATALHA, M. O. Introdução à engenharia de produção. Rio de Janeiro:Elsevier, 2008.

BRITO, O. S. Gestão de riscos: Uma abordagem orientada a riscos organizacionais. São Paulo: Saraiva,2007.

BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações nacalculadora HP 12c e Excel. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

CARVALHO, Glauco Coutinho do. Prof. Glauco Coutinho do Carvalho. [Mossoró]: UFERSA, 8 nov. 2011. Entrevista concedida a Jade Diane Fernandes Targino e Márcia da Silva Farias.

FERNANDES, F. C.; SELL, I. Aplicação do modelo de apuração de resultado sob a ótica da gestão econômica à micro e pequena indústria de panificação: um estudo de caso. In: ENEGEP,0302_0505, 2008, Porto Alegre. Anais eletrônicos..... Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0302_0550.pdf.> Acesso em: 10 nov. 2011.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010

MOTTA, R. da R. ; CALÔBA, G. M.. Análise de investimentos: tomada de decisão em projetos industriais. São Paulo: Editora Atlas, 2.002.

PADOVEZE, C. L. Curso básico gerencial de custos. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2006.

O que é gerenciamento de riscos. Disponível em: <http: // www.isegnet.com.br>. Acesso em: 10 nov. 2011.

PAMPOLA, E. O.; MONTEVECHI, J. A. B. Engenharia Econômica I. Disponível em: <http: // http://www.ebah.com.br/>. Acesso em: 10 nov. 2011.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Eagle Belt Buckles