O QUE É ENGENHARIA DE PRODUÇÃO?
Também conhecida como engenharia de produção industrial, engenharia de gestão industrial ou simplesmente engenharia industrial, a engenharia de produção tem como principal foco a previsão, melhoria e manutenção de sistemas produtivos com o intuito de aumentar efetivamente a produtividade dos mais variados tipos de organização. E para tanto essa engenharia utiliza de conhecimentos específicos de matemática, ciências sociais, gestão de negócios e projetos, a fim de viabilizar estratégias produtivas.
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO): "Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, envolvendo homens, materiais e equipamentos, especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia".
Fonte: Guia do Estudante, pesquisa realizada no dia 26/09/11.
O QUE É UM ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO?
É o engenheiro de produção quem define a melhor forma de interação entre a mão-de-obra, os equipamentos e os recursos utilizados no processo produtivo. O seu campo de trabalho ultrapassa as fronteiras da organização, pois esse profissional atua como elo entre o setor de produção e o setor administrativo, e entre o ambiente externo à empresa e o seu sistema interno. Para isso une conhecimentos de administração, economia e engenharia.
“O Engenheiro de Produção possui conhecimento dos métodos gerenciais, ele tem domínio sobre a implantação de sistemas informatizados para a gerência de empresas, conhece o emprego de métodos para melhoria da eficiência, bem como a utilização de um conjunto de sistemas de controle dos processos de produção. Tudo o que se refere às atividades básicas de uma empresa, tais como planejar as compras, planejar e programar a produção e distribuição dos produtos são atribuições deste profissional”, segundo a ABEPRO.