Engenharia do Trabalho

  • Projeto e Organização do Trabalho;
  •  Ergonomia;
  • Sistemas de Higiene e Segurança do Trabalho;
  •  Gestão de Riscos de Acidentes do Trabalho;

   Projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde e integridade física. Seus conhecimentos são usados na compreensão das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema. Pode-se também afirmar que esta área trata da tecnologia da interface máquina - ambiente - homem - organização.

ABEPRO – Acessado em outubro de 2011.

PROJETO DO TRABALHO

   De uma forma mais restrita, entendemos como trabalho o conjunto específico de tarefas de cada empregado. Qualquer organização tem, portanto, um conjunto de trabalho espalhados pelas várias unidades funcionais. O projeto de trabalho diz respeito exatamente à especificação dos conteúdos e dos métodos associados a cada um desses trabalhos.

OBJETIVOS DO PROJETO DO TRABALHO

1.Qualidade
2.Rapidez
3.Confiabilidade
4.Flexibilidade
5.Custo
6.Saúde e Segurança
7.Qualidade de Vida no Trabalho


ANÁLISE DE MÉTODOS DE TRABALHO

1- Selecionar a operação a ser estudada;
2- Registrar o método atual;
3- Examinar os fatos;
4- Desenvolvimento de um novo método;
5- Implantação do novo método;
6- Acompanhamento do novo método;


ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

   A organização do trabalho pode ser definida como a "especificação do conteúdo, métodos e inter-relações entre os cargos, de modo a satisfazer os requisitos organizacionais e tecnológicos, assim como os requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo" (Davis, apud Bresciani, 1991).

Fonte: Fleury Apud Proença (1993).

ERGONOMIA

   É uma ciência multidisciplinar que envolve aspectos ligados a anatomia, fisiologia, biomecânica, antropometria, psicologia, engenharia, desenho industrial, informática e administração de maneira a proporcionar ao homem mais conforto, segurança e eficiência em qualquer atividade.

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

   Um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho - SGSST - baseia-se na gestão da prevenção, e surge como a ferramenta ideal para a implementação de medidas preventivas, dotando as empresas de meios de gestão dos aspectos de segurança e saúde no trabalho de uma forma estruturada. Estudos demonstram que a implementação de SGSST traz melhorias significativas nas condições de trabalho, principalmente quando acompanhada de uma nova cultura que considera a SST um dos fatores essenciais na avaliação global do desempenho da empresa.

Aplicações

   Este artigo descreve o projeto de um produto focado na priorização da condicionante ergonômica.       
 O objetivo do trabalho foi o de planejar um produto confortável e que oferecesse melhores condições de trabalho e saúde para os vendedores ambulantes das praias. O trabalho constitui numa identificação preliminar de problemas relacionados às atividades dos ambulantes, na geração de alternativas e escolha de uma solução adequada para eliminação de tais problemas. Como resultado final foi planejada uma caixa térmica ergonômica que pudesse distribuir melhor a carga e eliminar dores dos trabalhadores. O projeto apresentado aponta para desdobramentos como a elaboração de um protótipo da solução idealizada e a análise de sua viabilidade econômica.


   Os trabalhadores especializados em instalação de forros térmicos sofrem constantes dores principalmente na região pescoço e costas durante a execução de suas atividades
     Para a análise das atividades desses trabalhadores, foram consideradas questões relacionadas à sobrecarga física, força aplicada com as mãos, posturas assumidas, organização do trabalho e ferramentas utilizadas, nas avaliação simplificada – aplicando o modelo de Check-list de Couto – do fator biomecânico no risco para distúrbios músculo esqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho. Os resultados do Check-list demonstram que os trabalhadores analisados apresentam um fator biomecânico muito significativo, com grande risco de obtenção de distúrbios osteo musculares relacionados com o trabalho (DORT).


   No atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos funcionários são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Assim, essa pesquisa objetiva apresentar o empowerment como uma contribuição dos recursos humanos para as empresas, tanto em manufatura quanto em serviços. Para tanto, efetuou-se dois estudos de caso, sendo um em uma instituição financeira e o outro em uma montadora de veículos. Os resultados obtidos, através da percepção dos funcionários, induzem ao julgamento de que o empowerment aumenta a satisfação dos funcionários, reduz o tempo da realização de uma atividade e propicia a redução de custos.



Referências

-SLACK, Nigel. Administração da produção.2ed. São Paulo: Atlas, 2002.
-MARTINS, Petrônio. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005.
-Site da ABEPRO, (http://www.abepro.org.br/interna.asp?p=399&m=424&ss=1&c=362). Acessado em 10/10/2011.
-MACHADO, Bartholdo, http://professorbertholdo.br.tripod.com/bertholdo38.html. Acessado em 10/10/2011.
-http://pt.scribd.com/doc/51274331/24/Objetivos-do-projeto-do-trabalho. Acessado em 10/10/2011.
-Pesuisa realizada nos sites: (www.shutterstock.com) e (www.eps.ufsc.br/ergon/disciplinas/EPS5225/aula7.htm) em outubro de 2011.
Pesquisa realizada no site (http://www.mundoergonomia.com.br) em outubro de 2011.
-Pesquisa realizada no site (http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/nocoes-seg-hig.pd) em outubro de 2011.
-Pesquisa realizada no site (http://www.ergonomianotrabalho.com.br/produtos.html) em outubro de 2011.
- Pesquisa realizada no site (http://www.producaoonline.org.br/) em outubro de 2011.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Eagle Belt Buckles