terça-feira, novembro 22, 2011

Entrevista - Coordenadora do curso de Eng. de Produção da UFGD

A entrevista foi realizada com a professora Fabiana Raupp que possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de Santa Cruz do Sul e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é aluna de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Grande Dourados - MS.

1- O que é eng. organizacional? Qual a relação dessa área com a eng. De produção? 
A Engenharia Organizacional é o conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos.
A relação da Engenharia Organizacional com a Engenharia de Produção é direta, pois sem esses conhecimentos fica difícil de você conseguir gerir eficientemente uma organização.

2- Como um engenheiro de produção pode atuar na área de eng. organizacional?
De varias formas, pois como já foi abordado é uma área ampla, que vai desde o planejamento estratégico de uma empresa, passando pelo desenvolvimento de um projeto, fazendo a gestão do conhecimento e os sistemas de informação sejam aplicados da melhor forma para auxiliar no gerenciamento.

3- Qual a diferença ente gestão do conhecimento e gestão da informação?
A área de gestão do conhecimento engloba a gestão da informação, pois para se gerar conhecimento é necessário que se tenha informação.

4- O planejamento estratégico e organizacional é realmente um fator diferenciador do sucesso das organizações?
Com toda a certeza, pois em primeiro lugar você precisa saber para onde quer ir para então começar a pensar em como fazer isso, e só sabendo onde se quer chegar que se sabe qual caminho tomar e quando se chega no destino. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Eagle Belt Buckles