segunda-feira, novembro 21, 2011

Entrevista - Coordenador do curso de Eng. de Produção da UCS

Entrevista relizada com Dr. Joanir Luís Kalnin, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 11 nov. 2011

1. Qual a importância da Engenharia da Qualidade para a sociedade/organizações?
 
Dr. Kalnin: Uma empresa só consegue ser competitiva se produzir produtos com  qualidade que o mercado em questão exige. Portanto, qualidade é um pré-requisito para encantar os clientes-alvos.

2. Quais os desafios principais, que um Engenheiro de produção encontra ao atuar nessa área?
 
Dr. Kalnin: O principal desafio é produzir com mais eficiência e eficácia utilizando cada vez menos recursos físicos e humanos, ou seja, otimizando os processos.

 3. Onde pode ser aplicada a Engenharia da Qualidade?

Dr. Kalnin: Na nossa casa, empresa, rua, no dia a dia, ou seja em todos os lugares  podemos utilizar os princípios da qualidade.

 4. Na sua concepção, Como a Engenharia da Qualidade se relaciona com  as demais áreas da Engenharia de Produção (engenharia de produto,  logística, pesquisa operacional...)?

Dr. Kalnin: Essa relação é horizontal, ou seja, ela deve estar presente em toda a  cadeia de suprimentos.

5. Como ou quais ferramentas, um Engenheiro de Produção pode utilizar  para aumentar a confiabilidade de um processo e/ou produto?

Dr. Kalnin: Aplicando os 14 princípios da qualidade definidos por Deming e exigir que os padrões da ISO sejam realmente respeitados.
 

 6. Qual a importância da Engenharia da Qualidade para o processo de tomada de decisão nas organizações?

Dr. Kalnin: Qualidade tem haver com ética, bom senso, respeitar os clientes, ouvi-los e buscar através do lançamento de produtos encantá-los. Portanto, ela é  importante para as organizações e sociedade.

7. No seu ponto de vista, como se encontra a demanda atual de Engenheiros de Produção? essa demanda é crescente ou decrescente?

Dr. Kalnin: Hoje, está faltando engenheiro em todas as áreas. Como o Engenheiro de Produção é um gestor com visão interdisciplinar, obviamente existe  carência desse profissional nas empresas.

 8. Qual ou quais áreas da Engenharia de Produção apresentam mais  carência de Profissionais?

DR. Kalnin: Pesquisa operacional, Gestão Econômica e Engenharia do Produto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Eagle Belt Buckles