terça-feira, novembro 22, 2011

Entrevista - Prof. Eng. David Sena da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Entrevista com o Prof. Eng. David Sena no dia 18 de Outubro de 2011 na Ufersa

1- As empresas da região aplicam a Pesquisa Operacional em suas operações?
A princípio, aqui em Mossoró eu não conheço nenhuma empresa que aplique conhecimentos de Pesquisa Operacional em suas operações. Porém se você considerar que MRT1, MRT2, programação de produção estão incluídas em Pesquisa Operacional, algumas empresas aplicam Pesquisa Operacional em suas operações. Em Fortaleza, muitas empresas aplicam Pesquisa Operacional.

2- Para que serve o software ARENA? Qual a relação entre teoria das filas, ARENA, simulação e pesquisa operacional?
Pesquisa Operacional diferencia-se de simulação pois pesquisa operacional resolve questões enquanto simulação executa cenários. Teoria das filas, assim com programação linear, está dentro da pesquisa operacional. O ARENA é um software de simulação.

3- O que é uma fila? Exemplos.
É quando se tem um recurso e em um determinado momento existe uma demanda maior do que a oferta. Existem filas no trânsito, na internet quando o servidor está congestionado, na sala dos professores quando o mesmo está atendendo alguém mas existem pessoas fora esperando para serem atendidas, nos bancos, nos processos industriais, etc.

4- Como um Engenheiro de Produção aplica esses conhecimentos de teoria das filas na prática?
O Engenheiro de Produção vai trabalhar para reduzir ou acabar com os gargalos do sistema. Gargalo é ponto que limita o fluxo de alguma coisa. É nos gargalos do sistema onde haverá muita fila. Então o Engenheiro de Produção vai trabalhar para diminuir para reduzir os gargalos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Eagle Belt Buckles